Você sabe o quanto de corantes tem consumido? Saiba que nem sempre o colorido faz bem,
Aqui no Endocrinologia em Dia, queremos trazer assuntos para você ficar atualizado e cada vez mais consciente da sua saúde. Hoje nós vamos falar dos corantes artificiais.
Adicionados nos alimentos industrializados, os corantes servem para justamente tornar melhor o aspecto de um alimento para seu consumo. São exemplos a Tartrazina – que nos rótulos aparecerá como FD&C Yellow 5 ou o Amarelo crepúsculo (FD&C Yellow 6), só para citar algumas das inúmeras cores.
Quando pensamos em corantes artificiais, é importante entender que se usados dentro da legislação – ou seja, na quantidade recomendada – eles não oferecem riscos à saúde, exceto se a pessoa tenha alguma alergia específica à determinada cor.
Porém, se consumidos em excesso ou utilizadas em excesso na fabricação de produtos, eles podem elevar o risco de alergias ou do aparecimento de alguns tipos de canceres segundo estudos clínicos.
Mas, é importante entender que o consumo de excesso de corantes artificiais também está associado na maior parte das vezes ao excesso do consumo de alimentos industrializados de alto valor calórico – com grande quantidade de açúcar e gordura – que vão aumentar o risco de diabetes e obesidade.
Então, na hora de escolher as cores, que tal trocar a cor artificial de um doce por uma bela cor de um alimento fresquinho e natural? Pense nisso este final de semana!