Uma das grandes revoluções no tratamento do diabetes e da obesidade foi o desenvolvimento dos medicamentos chamados análogos de GLP-1.

Liraglutida (Saxenda® e Victoza®) e Dulaglutida (Trulicity®) são alguns dos representantes dessa classe, chamados tecnicamente de agonistas do receptor do GLP-1. O GLP-1 é um hormônio que sinaliza para o nosso cérebro que há comida no interior do intestino e portanto, que estamos alimentados. Dessa forma, o cérebro ao receber esta informação, acaba inibindo os impulsos de fome e paramos de comer.

Para agir no nosso corpo, o GLP-1 precisa de um receptor, como se fosse sua fechadura, e ele fosse a chave. De um modo geral, os hormônios do nosso corpo funcionam assim: cada hormônio é um tipo de chave específica que tem sua própria fechadura.

A Liraglutida e Dulaglutida são, portanto, moléculas sintéticas que agem exatamente no receptor do GLP-1, ou seja, na fechadura do GLP-1. E, ao se ligar nela, causam os efeitos do hormônio no corpo, sem que estejamos alimentados. É um jeito de driblar a sensação de alimentação. Além disso agem melhorando os níveis de glicose no sangue nos pacientes diabéticos por regular a liberação do hormônio insulina, daí seu uso inicial nos pacientes diabéticos.

No caso da Liraglutida, verificou-se que os pacientes diabéticos que estavam em tratamento com este medicamento perdiam peso e desenvolveu-se uma forma de administrá-lo em pacientes obesos. No entanto, é importante entender que, quando uma medicação é indicada para perda de peso, assim para qualquer outro problema de saúde, é essencial que ela seja prescrita por um médico que acompanhe o paciente durante o uso. Para a Dulaglutida ainda aguardamos estudos de sua eficácia na perda de peso e seu potencial uso no tratamento da obesidade.

Quer saber mais?
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/20625-saxenda-remedio-usa-hormonio-da-saciedade-no-combate-a-obesidade

 

Vídeo com a explicação da aplicação

https://www.youtube.com/watch?v=DHnjX90hkKI&lc=z22yevsqvtmoujjz404t1aokg2q3o4e3zanztdubvpvhrk0h00410&feature=em-comments

× WhatsApp