Hipófise: A Hipófise é o poderoso chefão!

hipofeseDo tamanho de uma ervilha, localizada no cérebro, na região um pouco mais posterior entre os olhos, ali está a nossa Hipófise. Apesar de tão pequena, ela produz vários hormônios que controlam o funcionamento das outras glândulas do nosso corpo. Os principais são:
· TSH (hormônio tireoestimulante) que controla o funcionamento da tireóide;
· ACTH (hormônio adrenocorticotrópico) que tem a função de controlar a glândula suprarrenal;
· LH (Hormônio Luteinizante) e FSH (Hormônio folículo estimulante): ambos responsáveis por regular o funcionamento do ovário e ovulação na mulher e no homem a produção de testosterona e de espermatozoides;
· GH (Hormônio do crescimento) que é responsável, dentre outras coisas, em estimular o crescimento nas crianças.

Além disso, após o parto na mulher, a hipófise é responsável por produzir um hormônio chamado prolactina, que vai estimular a produção de leite e a amamentação.

Na suspeita de alguma alteração hormonal, os hormônios produzidos pela hipófise são dosados no sangue, como por exemplo nos casos de deficiência de crescimento em crianças, irregularidades na menstruação, suspeita de menopausa precoce ou problemas de tireoide. Quando necessário, pode-se solicitar a ressonância magnética para obtermos a imagem da hipófise e assim podemos ter idéia se há alguma alteração.

Leave a Reply

× WhatsApp