É semana do dia das mães, e é você que vai cuidar dela desta vez!

Aqui no Endocrinologia em dia, esta semana será dedicada a elas: as mães. Mas, em vez de ganharem apenas elogios (que claro, elas merecem, e muito), vamos fazer diferente… em vez delas cuidarem de nós, vamos inverter. Em cada dia da semana, será uma dica diferente de como elas podem se cuidar melhor! Confira o post sobre a importância de se fazer o checkup.

Querida mãe, já estamos em maio, e precisamos checar se seus exames estão em dia. Não importa a idade da mamãe, os exames básicos precisam estar em dia, como por exemplo, os ginecológicos. Além disso, as taxas de açúcar, colesterol, tireoide, funcionamento dos rins e fígado devem ser checadas no mínimo anualmente.

Após os 40 anos, recomenda-se que a mulher realize a mamografia uma vez por ano. E antes dos 40 anos, a indicação da mamografia vai depender se a mulher tem fatores de risco como história de câncer de mama na família, exposição à radiação no tórax, e alterações ao exame físico das mamas. O exame do colo uterino com a coleta de material para o Papanicolaou também é fundamental para a prevenção do câncer neste local.

Com relação aos ossos, o exame principal para o diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, que é recomendada para todas as mulheres acima dos 65 anos e para as acima dos 60 anos que tenham fatores de risco – como história na família, história de fratura, tabagismo e história de abuso de consumo de álcool.

Quando ficamos atentos aos exames básicos de cada idade, conseguimos evitar e diagnósticar precocemente uma série de doenças.
#EndocrinologiaEmDia #Saúde #SemanaDasMães#AmorQueNãoSeExplica #AmoMinhaMãe#CuidoDaMinhaMãe

Leave a Reply

WhatsApp