Você sabia que a obesidade está ligada a cerca de meio milhão de casos de câncer no mundo inteiro?

obesidade e cancerEsta é uma área de estudos que tem ganho muita força nos últimos anos. O que sabemos até o momento é que a obesidade tem ultrapassado o tabagismo como a principal causa evitável de câncer.

Sabe-se até o momento que nas mulheres, os cânceres associados à obesidade são, em ¾ dos casos, os cânceres de mama, endométrio e cólon. Já nos homens, os cânceres associados a obesidade são, na metade dos casos, de colon e rim.

E por que isso ocorre? No caso do câncer de mama, sabemos que nas mulheres que estão acima do peso, seus níveis do hormônio estrógeno também estão elevados. E os níveis de estrógenos aumentados estão associados ao maior risco de desenvolver câncer de mama.

Já com relação ao câncer de intestino, existem hipóteses como a dieta pobre em fibras e o estado de resistência insulínica, que é próprio do excesso de peso, como fatores contribuintes para o aumento do risco.

Dessa forma, além de buscarmos uma vida mais saudável, temos mais um motivo importantíssimo: uma vida com menor risco de desenvolvimento de câncer. Se lutamos contra o tabagismo para reduzir o risco de câncer de pulmão, por que não agora colocar na nossa lista eliminar os quilinhos a mais?
Fonte: http://www.asco.org/practice-research/obesity-and-cancer

Leave a Reply

WhatsApp