mulheres hormonios

Mulheres constroem laços familiares, laços humanos e relações interpessoais. Mas, para fazer isso, elas tem uma ajudinha do hormônio oxicitona, o hormônio do amor!

A oxitocina é um hormônio produzido na hipófise, que é a principal glândula do organismo, localizada no cérebro. A função mais conhecida deste hormônio é a de estimular a contração do útero na hora do parto, porém, os estudos evolucionários mais recentes indicam sua função na formação dos laços de amor entre mães e filhos e também entre os casais e companheiros. O cérebro libera oxitocina quando existe o contato de pele entre as pessoas, e também quando existe a formação de uma relação de confiança entre elas.

O interesse recente na oxitocina abriu um novo horizonte para entendermos o funcionamento cerebral e as relações humanas. Estudos encontraram entre as ações cerebrais da oxitocina o efeito positivo no desejo sexual, no desenvolvimento de estados de autoconfiança e empatia. Também se verificou um aumento de oxitocina nos primeiros meses de uma relação amorosa. Quanto mais altos o níveis de oxitocina no sangue, maior é a sensação de bem estar e felicidade. 

Você sabia que a oxitocina não é exclusiva das mulheres, e os homens também fabricam este hormônio? Então, use seu poder feminino da oxitocina com suas pessoas queridas, aumentando os laços de amor e afeto! 

Leave a Reply

WhatsApp