BisfenolO Bisfenol A (em inglês Bisphenol A- BPA) é um composto inorgânico que é usado, junto com outras substâncias, na fabricação de polímeros de policarbonato e resinas epóxi, materiais que são usados na fabricação de plásticos.

Atualmente tem se estudado muito o papel do BPA no nosso corpo. Sabe-se que o BPA tem propriedades semelhantes a alguns hormônios. Isso gerou grande preocupação internacional, e em 2010 o governo do Canadá declarou esta substância tóxica e, na sequencia, os governos da União Européia e Estados Unidos baniram o BPA da fabricação de mamadeiras para bebês. No entanto, o BPA ainda está presente como composto integrante nos canos de água e também no revestimento interno das latas de comidas (os enlatados), o que permite dizer que seu uso é quase universal.

O BPA é conhecido como os disruptor endócrino, isto é, uma substância que pode imitar hormônios naturalmente produzidos pelo nosso corpo. O BPA imita o hormônio estradiol, que é um hormônio feminino, e isso em bebês tem sido relacionado ao inicío da puberdade antes do tempo certo. A nova descoberta agora é que a presença de altas concentrações de BPA na urina de crianças e adolescentes está relacionada com maior taxa de obesidade.

Enquanto os estudos ainda nos ajudam a entender melhor os efeitos do BPA algumas medidas podem ser tomadas desde já, confira abaixo as recomendações retiradas do Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (http://www.endocrino.org.br/bisfenol/) :

1 – Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês.
2 – Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.
4 – Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.
5 – Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.
6 – Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.
7 – Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que a embalagem contem ou pode conter o BPA na sua composição.

Leave a Reply

WhatsApp