taxas de acucar no sangueNovembro é o mês do dia mundial do Diabetes e queremos fazer você entender um pouco mais desta doença, como pode ser diagnosticada e tratada. Em alguns posts deste mês traremos uma corrente do bem em torno desta doença que hoje atinge 7% da população adulta do mundo. No Brasil estimamos que cerca de 14 milhões de pessoas sejam Diabéticas, sendo que METADE não sabe disso ainda! Então ajude quem precisa! Compartilhe, divulgue… vamos deixar este mês bem azul!

Você sabe como andam as taxas de açúcar no seu sangue? Você sabe o que é hemoglobina glicada?

A Hemoglobina glicada, ou hemoglobina glicosilada, é um exame de sangue usado nos pacientes diabéticos para mostrar se a doença está ou não controlada. Ela mede a quantidade de glicose que está ligada a uma proteína do glóbulo vermelho chamada hemoglobina. Os valores da hemoglobina glicada são dados em porcentagem, quanto maiores eles forem isso significa que os níveis de glicose no sangue ficaram altos e logo, a doença está sem controle.

Ela também reflete o controle do diabetes nos últimos 3 meses, como se fosse um “filme” contando como as taxas de açúcar no sangue se comportaram em média. Mas não é só isso: a hemoglobina glicada também serve para fazer diagnóstico de diabetes em quem não sabe se tem a doença. São considerados valores normais níveis de hemoglobina glicada menores que 5,7%. Níveis entre 5,8% e 6,4% são considerados pré-diabetes. Já níveis acima de 6,5% correspondem ao diagnóstico de diabetes.

Para quem tem diabetes, níveis de hemoglobina glicada entre 6,5 e 7,0% são considerados bom controle e níveis acima de 10% são considerados muito altos. Para se ter uma idéia, uma hemoglobina glicada de 7% equivale a uma glicemia de 154 mg/dL, e uma hemoglobina glicada de 10% equivale a uma glicemia média de 240 mg/dL.

E você? Sabe qual é a sua taxa?

Leave a Reply

WhatsApp