vitaminas radicais livresQuais os benefícios das Vitaminas antioxidantes?


Os radicais livres são grupos de átomos com elétrons faltantes, formados como resultado dos processos metabólicos dentro do corpo. Todos nós formamos radicais livres; e para facilitar, eles são uma espécie de sobra do que é processado todo o dia pelo metabolismo. O problema é que como eles são átomos com menos elétrons, eles acabam tentando buscar locais para se unirem e assim ficarem mais “estáveis”. O problema nisso é que ao se unirem com certos locais do nosso corpo, os radicais livres podem danificá-los, como células, membranas ou DNA.

Sabemos que além do próprio metabolismo, poluentes, cigarro, álcool, conservantes e pesticidas aumentam a formação de radicais livres, e para tentar controlá-los, as vitaminas antioxidantes tem papel fundamental.

Betacaroteno, presente no brócolis, cenoura, abóbora, manga, beterraba, couve, agrião, por exemplo, é uma vitamina antioxidante. A vitamina C e a Vitamina E também são excelentes antioxidantes, sendo que esta ultima tem boas evidências no tratamento da esteatose hepática, a gordura no fígado.

Que tal incluir uma boa salada antioxidante na sua semana?

#EndocrinologiaEmDia #Saúde #SemanaVitaminada#Vitaminas

Leave a Reply

× WhatsApp