MobilidadeÉ no mês de setembro que comemoramos o dia mundial sem carro: 22 de setembro. Aqui no Endocrinologia em Dia nós resolvemos dar uma forcinha propondo que você ande mais. E, é claro, durante toda esta semana vamos postar temas relacionados para você se animar e se mexer! Começamos hoje com… os passos!
Você sabe quantos passos dá por dia?
Em média 10 mil passos. Esta é a recomendação atual de várias sociedades médicas para que a pessoa ande por dia e saia do sedentarismo. Mas você tem idéia do que isso significa? A conta é que 10 mil passos equivalem à aproximadamente 8 km, ou uma hora e meia de caminhada moderada.
A grande questão é que muitas pessoas que mesmo andando até o metrô, ônibus e caminhando para o trabalho ficam muito longe dos 10 mil por dia. A média das pessoas gira em torno de 4 a 5 mil passos, o que é metade do desejado. E, é claro, nossas dicas:
1) caminhe mais, se exercite de forma não programada. Desça e suba escadas, procure caminhos mais compridos para andar. A meta é aumentar em 10% seus passos por semana.
2) Como vou saber quanto caminho? Este é o tema para nosso post de amanhã, mas já vamos adiantar que você pode comprar um podômetro ou baixar alguns aplicativos de contagem de passos para o celular.
3) Tire a esteira do armário ou mesmo a bicicleta ergométrica que está lá parada e virou cabide de roupas. Na bicicleta, mesmo que você não dê passos, irá se exercitar e fugir do sedentarismo da mesma forma. Começe com meia hora por dia, 3 vezes na semana, ou conforme a recomendação do seu clínico geral.

Leave a Reply

WhatsApp