O que são Paratireoides?

paratireoidesA tireoide todo mundo conhece. É aquela glândula localizada na região anterior do pescoço, um pouco acima do osso esterno. Agora, será que você conhece as paratireoides?
As paratireoides são 4 glândulas pequeninas, do tamanho menor que uma ervilha, localizadas atrás da glândula tireoide. Para ficar mais fácil de entender, se a tireoide se parece com uma borboleta, porque tem 2 lobos, que são as asas e um istmo, que é o corpo da borboleta, as paratireoides seriam como uma ervilha atrás de cada ponta das asas da nossa “borboleta”.
As paratireoides são importantes porque produzem um hormônio chamado PTH – paratormônio, que é responsável principalmente pelo controle dos níveis de cálcio no sangue. Quando temos PTH em excesso, os níveis de cálcio no sangue ficam altos, se o PTH está baixo, o nível de cálcio no sangue cai.
Como estão muito próximas à tireoide, elas dependem em grande parte do sangue que chega à tireoide para se nutrirem e funcionarem corretamente. Em alguns casos de cirurgia de tireoide, infelizmente, as paratireoides podem perder esta nutrição e pararem de funcionar. Isto pode ser temporário ou definitivo, e a doença é chamada de hipoparatireoidismo pós cirúrgico. Neste caso, a pessoa irá necessita fazer suplementação de cálcio e vitamina D para manter os níveis de cálcio no organismo.
Continue ao longo da semana acompanhando a nossa série das glândulas que você ainda não conhece!

Leave a Reply

× WhatsApp