idoso exerciciosNós do Endocrinologia em dia queremos que a sua vida seja sempre ativa. Separamos alguns mitos que podem estar te impedindo de fazer atividades físicas. Mas atenção, fique sempre de olho nos seus exames cardiológicos e tenha liberação médica para praticar a atividade adequada para sua idade. Vamos lá?

Mito 1 “Sou muito idoso para começar”. Hoje em dia sabemos que ser inativo tem mais riscos para a saúde que ser ativo: os sedentários infartam 2 vezes mais do que os que praticam alguma atividade. O segredo aqui é começar com moderação. Alongamento, hidroginástica, pilates, yoga, natação podem ser boas opções para você iniciar sua nova fase de exercícios.

Mito 2 “Vou me machucar”. Com atividade física supervisionada por educador físico e liberada por um médico, este risco é muito pequeno, ainda mais se você respeitar seus limites. As atividades físicas desenvolvem o equilíbrio e seu senso de noção corporal. Com isso, o risco de quedas entre os idosos praticantes de atividades físicas é bem menor.

Mito 3 “Eu me movimento bem menos do que quando era jovem”. Aqui uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa – risos… Se exercitar não é apostar corrida com o colega do lado, nem tampouco com você jovem. O que é importante é se mover no seu próprio passo e limite, pois o que vale é a tonificação dos músculos e articulações. E pode ter certeza que sua mobilidade irá aumentar, e muito, com uma rotina regular de exercícios.

Leave a Reply

WhatsApp