fibras por diaQue precisamos incluir fibras na nossa alimentação, isso não é novidade. Mas, você sabe quantos gramas de fibras são necessários por dia?
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 25 a 35 g de fibras alimentares totais por dia. As fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis estão presentes em alimentos como: banana, pera, morango, tangerina e brócolis, por exemplo. Estas fibras quando chegam no estômago, formam um gel, que lentifica a absorção de gorduras e açúcares, diminuindo o apetite.
As fibras insolúveis são as que não se dissolvem na água, e ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Os alimentos ricos em fibras insolúveis são os farelos de cereais, amêndoas com casca e vagem, por exemplo.
Ao consumirmos mais de 400 g de frutas e vegetais diariamente já estamos atingindo esta meta.
Para crianças, a recomendação em gramas é a soma da idade das crianças mais 5 ou 10 g. Isto é, para uma criança de 10 anos a ingestão ideal de fibras por dia está entre 15 e 20 gramas.
Quando ingerimos fibras, é importante também o consumo de água ou líquidos não alcoólicos, para que elas tenham a ação de regularizar o intestino. Os benefícios do consumo de fibras são vários, que vão desde a redução do risco de câncer de intestino e doenças cardíacas, até o controle da gordura abdominal e aumento da saciedade.

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