Para cada idade, temos vários exames preventivos que precisam ser realizados, assim evitamos o aparecimento de doenças. Este mês, em que lembramos a prevenção do câncer de mama, vamos aproveitar para falar um pouco da saúde da mulher em cada etapa da vida:  adolescência, idade adulta, menopausa e pós menopausa. Fadolecenciaique ligado e nos acompanhe nesta série!

A adolescência é época de grandes transformações no corpo da mulher, é na adolescência que a menina ganha consciência corporal. Para que este desenvolvimento seja saudável, ela precisa de cuidados.
O primeiro passo é a consulta com o ginecologista. O momento certo vai ser indicado geralmente pelo pediatra, mas é importante uma conversa com a família e a própria adolescente para ajudar a decidir como e quando.
É na adolescência que o corpo da menina termina de ser formado. O peso acima do recomendado nesta época determina maior risco de desenvolvimento de ovários policísticos e resistência à insulina – que aumenta a tendência de diabetes na vida adulta.
Além disso, a vacina do HPV – as 3 doses – e os cuidados com a carteira de vacinação são importantes para prevenir doenças como câncer do colo de útero, rubéola e tétano.
Também é preciso tomar cuidado com a pele – aplicando sempre o filtro solar – pois o risco de câncer de pele aumenta com a exposição solar cumulativa ao longo da vida. Ou seja, o sol em excesso e sem filtro na adolescência e na infância pode aumentar os riscos de câncer de pele no futuro. Pense nisso!

Leave a Reply

× WhatsApp