termogenicosEste post estávamos devendo há algum tempo: Termogênicos 

Bem… tema complicado. Alimentos termogênicos estão na moda e cada dia mais informações saem sobre eles e suas mil e uma utilidades. Antes de começar, é preciso entender o que eles propõem: acelerar o metabolismo.

O metabolismo é o resultado de todas as reações químicas e energéticas que acontecem no nosso corpo. Para simplificar, devemos entender o metabolismo como o motor de um carro, que pode estar funcionando mais rápido – se o carro estiver em movimento, ou mais devagar – se o carro estiver em repouso. Da mesma forma é o nosso metabolismo. Para que o nosso corpo execute as tarefas do dia-a-dia como respirar, controlar os batimentos cardíacos, correr, falar, dormir, andar, nós gastamos energia e o conjunto de reações que envolve esses atos todos é o metabolismo. O nosso metabolismo é regulado por uma série de fatores, como a quantidade de músculo que temos no nosso corpo – a massa muscular, a quantidade de gordura, e também alguns hormônios, como os da tireóide e o cortisol.

A idéia dos termogênicos é que eles, ao serem ingeridos, levam o nosso corpo a gerar mais calor – como o próprio nome indica TERMO de calor e GÊNICO de início ou gênese. São eles a pimenta vermelha, a canela, o gengibre, o café, o abacaxi, o chá verde e o chá de hibisco. Porém, eles sozinhos não são responsáveis por emagrecer. O emagrecimento depende de comer menos – menos entrada de calorias, e maior gasto energético – mais atividade física e metabolismo em ordem.

Mas, qual o papel do alimento termogênico dentro do emagrecimento?

Sabe se que uma xícara de café coado pode elevar a taxa metabólica basal de 24 horas em cerca de 3%. Isto que dizer que para uma pessoa que gasta 1200 kcal por dia, se tomar uma xícara de café coado, seu gasto energético irá para 1236 kcal por dia, ou seja, é um aumento muito pequeno no gasto calórico para que o peso se reduza única e exclusivamente pelo fato de tomar o café.

Nos estudos sobre os efeitos dos alimentos termogênicos no metabolismo, os valores ainda variam muito, há estudos que sugerem que o chá verde pode acelerar o metabolismo em torno de 4,6% em 24 horas, mas o eixo comum a todos os estudos é atribuir a perda de peso à ação combinada entre atividade física, dieta e a ingestão dos termogênicos.

O resumo é que não é apenas devido ao consumo dos alimentos termogênicos que haverá redução de peso. Exercícios e dieta com redução de calorias terão papel fundamental nesse processo. Ah, e para saber se você pode consumir estes alimentos, pergunte ao seu médico ou nutricionista. Eles saberão se você tem alguma restrição específica! 
#EndocrinologiaEmDia #Saúde

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