mito 14A tireoide é a principal glândula que regula nosso metabolismo, e é reponsável por produzir os hormônios T4 e T3. O hipotireoidismo acontece quando os níveis destes hormônios estão baixos no sangue e nesse caso, sintomas como: cansaço, sonolência e dificuldade de perda de peso podem ocorrer.

É muito comum que pessoas com hipotireoidismo se queixem de ganho de peso, mas aqui é preciso separar o que é mito do que é verdade. Vamos então mergulhar nesse assunto?

Nos casos de hipotireoidismo muito descontrolado, pode ser observado um quadro chamado de edema, ou seja, há uma retenção de líquido, que pode sim levar ao ganho de peso. Mas aqui, muito desse ganho de peso se deve ao inchaço. A falta do hormônio de tireoide também torna o metabolismo lento, o que facilita o ganho de peso sim. Porém, a medida que o tratamento é iniciado e o remédio é tomado corretamente – e é importante tomar o medicamento muito certinho – os sintomas desaparecem e a tendência ao ganho de peso também.

Assim sendo, mesmo que você tenha hipotireoidismo, mas se está tratando certo e seus níveis hormonais estão controlados, o ganho de peso não se deve ao problema na tireoide, e vai ser necessário olhar com mais cuidado para a dieta, atividade física e escolhas alimentares!

Leave a Reply

× WhatsApp