marca passo do estomagoOs próximos 3 posts serão dedicados as novidades no combate à obesidade. De um lado, todos nós fazemos uma corrente do bem com mudanças de hábitos e escolhas saudáveis. E, de do outro lado, os cientistas e pesquisadores se esforçam para descobrir e aprimorar novas formas de tratamento. Para você ficar atualizado, os posts vão contar um pouco do que vem sendo pesquisado para nos ajudar a vencer esta guerra! Confira o primeiro sobre marca passo no estômago.

Isso mesmo, marca passo no estômago! Foi aprovado pelo FDA – o órgão regulatório para medicamentos norte-americano – agora no começo de janeiro, um dispositivo, que cabe na palma da mão, para ser implantado entre o estômago e o esôfago.

Este aparelho emite uma onda de pulso que vai enviar sinais para um nervo do estômago chamado nervo vago. O nervo vago é responsável por avisar que o estômago está cheio de alimentos, e portanto o uso do marcapasso serve para “imitar” a sensação de alimentação.

Aqui no Brasil ainda não há previsão sobre a chegada e a possibilidade de uso do dispositivo, pois a Anvisa deve analisar sua eficiência antes de permitir que seja utilizado como tratamento em território nacional. Com a liberação nos Estados Unidos teremos mais dados sobre a eficiência do método e sobre a quantidade de peso que espera-se ser perdida, mas os estudos iniciais sugerem algo em torno de 8,5% de perda do peso corporal. Vamos acompanhar!

Leave a Reply

WhatsApp