Esta pequena série de 2 posts – hoje e amanhã, vamos abordar um assunto muito comum: nosso colesterol.
Todos nós temos colesterol: o HDL – que é o bom e de alta densidade – High density em inglês, o LDL – que é o colesterol ruim e de baixa densidade, e o VLDL – que é uma partícula de gordura muito pequena de muito baixa densidade, também ruim.
O grande problema de ter colesterol alto é que as partículas menores – LDL e VLDL entram dentro da parede dos vasos sanguíneos e formam lá as placas de gordura, como se fosse sujeira dentro de um cano. O sangue, ao tentar passar por essas placas, pode não conseguir e dessa forma, se a artéria estiver quase entupida ou entupir, surgem doenças como infarto do miocárdio ou derrames cerebrais.
Para controlar os níveis de colesterol o primeiro passo é a dieta, que deve ser pobre em gorduras saturadas- as gorduras das carnes – e mais completa com fibras: verduras e legumes e carnes magras.
Amêndoas, abacate, lentilhas, salmão, chá verde e bananas são alimentos que tem propriedades de ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim. Que tal tentar aumentar eles na sua dieta?