Fadiga adrenal? O que é isso? 

Este termo tem tomado conta de muitos sites americanos sobre saúde e está começando a ser falado aqui no Brasil. Mas afinal, esta fadiga adrenal existe?

O termo é usado para definir uma condição de cansaço devido ao estresse do dia-a-dia e que tem – em teoria- como causa o mal funcionamento da adrenal – nossa glândula suprarrenal. Porém. aqui vai o alerta, a fadiga adrenal não é uma condição médica comprovada. 

A adrenal fabrica hormônios, e um deles, o Cortisol, é conhecido por ser liberado na corrente sangüínea em períodos de maior estresse ou em maiores quantidades quando existem doenças como tumores ou alterações de fabricação dentro da adrenal. 

A grande questão aqui é que em quando as pessoas que tem sintomas de cansaço, dificuldade de acordar e dores pelo corpo são avaliadas e tem seu cortisol dosado da forma correta, o resultado é normal. E os que sabemos é que, diante da avaliação da adrenal com os hormônios normais, a maior parte dos sintomas se deve ao pouco sono, a dieta ruim e ao estresse no trabalho e na rotina. Portanto, fique atento! Nunca deixe de realizar uma avaliação médica para avaliar seus sintomas!

 

Leave a Reply

× WhatsApp