alimentosA chegada das baixas temperaturas favorece o desejo por alimentos calóricos

No frio, a vontade de comer alimentos calóricos é maior. Isso ocorre devido a alterações no humor típicas da estação, chamadas de distúrbio afetivo sazonal, que estimulam o mecanismo de recompensa no cérebro, aumentando a vontade de ingerir este tipo de comida. Além disso, a baixa temperatura nos obriga a buscar alimentos mais quentes, que costumam ser mais “engordativos”.

Por conta disso, é comum ganhar cerca de 1 kg no inverno. Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, nesta época do ano, a tendência é buscar comidas com alto teor de carboidratos. Porém, apesar de parecer reconfortante, a medida deve ser evitada.

“Carboidratos simples, como o açúcar e a farinha branca presente em pães e bolachas, são contraindicados, pois contêm muitas calorias e saciam muito pouco. Assim como acontece com os doces, pouco tempo depois de serem consumidos, eles estimulam a ingestão de mais alimentos”, explica a especialista.

Como sentir menos fome no inverno

Dra. Andressa afirma que tomar sol é uma das atitudes que ajudam a diminuir os efeitos do distúrbio afetivo sazonal, porém não acabar com eles. O ideal é apostar em alimentos que promovem a saciedade sem adicionar calorias em excesso.

Fonte: Bolsa de Mulher

Leave a Reply

× WhatsApp