O ácido úrico é um produto do nosso metabolismo de processamento de proteínas e que nós podemos dosar no sangue. Quando ele está em níveis maiores do limite, geralmente nos preocupamos com o aparecimento da gota. A gota é uma inflamação das articulações porque o ácido úrico alto no sangue passa a se acumular nelas, e a articulação mais afetada é a do primeiro dedo dos pés, o “dedão”.

Até alguns anos atrás, o ácido úrico era somente associado ao desenvolvimento da gota. No entanto, cada vez mais o ácido úrico tem sido um aliado para nos contar como anda o metabolismo geral da pessoa.

Se elevado no sangue, ele passa a aumentar o risco de doenças do coração, pois em excesso piora o efeito oxidante dos radicais livres no organismo. Além disso, ele pode indicar doenças como a resistência insulínica e a síndrome metabólica, além de esteatose hepática – a gordura no fígado.

Um dos principais causadores do aumento do ácido úrico é o aumento do peso… então… que tal mais este estímulo para você entrar na linha do peso certo?

Leave a Reply

× WhatsApp