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4 horas atrás

Endocrinologia em dia

Melhore seu sistema imune com proteínas

O sistema imunológico é composto de células que fabricam anticorpos. Já ouviu falar dos glóbulos brancos? São diversos tipos de células: linfócitos B e T, macrófagos, neutrófilos, eosinófilos e cada um tem uma função específica. As proteínas que ingerimos são essenciais para a produção de células do nosso organismo, pois são usadas na medula óssea junto com vitamina B12 e ácido fólico.

Sabe-se que estados de má nutrição podem afetar a produção de glóbulos brancos. Segundo um artigo publicado na Revista PLOS ONE cujos autores são da Universidade de São Paulo, USP, a desnutrição proteica pode gerar leucopenia periférica (redução dos glóbulos brancos), hipoplasia da medula óssea (pouco crescimento da medula óssea) e alterações no microambiente da medula óssea, alterando a produção das células.

Então, que tal falar de fontes proteicas para dar uma força na imunidade?

A conta, para manter o equilíbrio do organismo, é ingerir 1 g/ kg peso de proteína por dia. Isso quer dizer que para uma pessoa de 70 kg, são 70 g de proteína por dia. Isso precisa ser ajustado para menos em quem tem problemas renais ou para mais em quem deseja ganhar massa muscular.

Fontes de proteína são: carnes magras, aves, peixe, feijão, lentilha, iogurte, leite, ovos, nozes e sementes. As proteínas são constituídas de aminoácidos – como se fossem tijolos – e existem cerca de 20 diferentes tipos de aminoácidos, sendo que o nosso corpo precisa de todos estes tipos. Mas, o nosso corpo somente fabrica alguns destes tijolos, os outros devem vir da alimentação: chamados aminoácidos essenciais. Ovos, queijos e carnes são compostos de proteínas completas. Já as fontes de proteínas “incompletas” são aquelas fontes que possuem pouca quantidade destes aminoácidos essenciais, como tofu e feijão. Se você for vegetariano, lembre-se de conversar com um Nutricionista ou Endocrinologista para balancear sua dieta e se necessário incluir alguns suplementos. Para saber de um jeito simples se você está comendo proteínas suficientes, aplicativos como o Myfitness pal, Tecnonutri ou Fat secret podem ser úteis.

Quer saber mais?
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3597562/
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2 dias atrás

Endocrinologia em dia

Neste igtv trago o que temos de evidências científicas sobre suplementação de vitamina D. Falo também sobre o artigo que correlacionou repor vitamina d com melhora em doenças respiratórias. Espero que gostem! #emagrecer #emagrecercomsaude #fitnessmotivation #treino #reeducaçãoalimentar #healthy #healthylifestyle #bodybuilding #desafio #alimentacaosaudavel #fitfam #autoestima #weightlossjourney #dietasemsofrer #gym #lowcarb #foconadieta #weightloss #juntossomosmaisfit. ... Veja maisMostrar menos

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