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13 horas atrás

Endocrinologia em dia

Seu olfato e seu peso

Nosso olfato é essencial na formação do sabor dos alimentos. E o post de hoje é sobre uma pesquisa muito interessante. Nela, os cientistas buscavam entender o papel do olfato na quantidade de comida que era ingerida. Eles desenvolveram maneiras de eliminar temporariamente a capacidade do olfato em camundongos adultos e descobriram que os ratos que perderam o olfato poderiam comer uma dieta rica em gordura e permaneciam com o peso normal, enquanto os que mantiveram o olfato aumentaram para duas vezes o peso normal. Já ratos que apresentavam olfato acima da média ganharam mais peso do que os ratos normais na mesma dieta rica em gordura. Os ratos com deficiência de olfato queimaram o excesso de gordura em vez de armazená-lo, sugerindo uma ligação entre o olfato e o metabolismo. Ainda é uma área muito nova, no entanto, indica que o cheiro dos alimentos pode ser um aliado no controle do peso. Já imaginou se no futuro a ciência desenvolve um cheiro que automaticamente dê a sensação de saciedade ao organismo?

Quer saber mais?
Celine E. Riera, The Sense of Smell Impacts Metabolic Health and Obesity. Cell Metabolism, 2017 DOI: 10.1016/j.cmet.2017.06.015
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2 dias atrás

Endocrinologia em dia

Couve flor: aliada na perda de peso

Até algum tempo atrás ela era esquecida por muitas pessoas. Muitos diziam que a couve flor era uma hortaliça sem sabor, e que só ficava boa quando gratinada com muito queijo e creme de leite.

Mas o jogo virou!

Com o aumento de popularidade das dietas veganas e das dietas low-carb, descobriu-se um lado muito versátil da couve-flor: você pode processa-la em “arroz”, grelhar fatias grossas como “bifes” ou ainda adicionar as florzinhas congeladas em um smoothie para aumentar o volume. Se você quiser saber como faz o arroz de couve flor, coloquei a referência abaixo.

A grande vantagem é que ela confere volume com uma quantidade mínima de calorias, dando saciedade. Cada 100 g de couve for cozida tem apenas 25 Kcal, quase nada de gorduras totais (0,3 g), zero colesterol, apenas 5 gramas de carboidratos. É fonte de potássio e vitamina c. Para pessoas em dietas de perda de peso mas que gostam de comer em quantidade, adicionar couve-flor nas refeições ajuda a dar volume e consegue segurar a sensação de fome por mais tempo.

E você, gosta de couve-flor? Já testou outras formas de consumir?

Quer saber mais?
www.tudogostoso.com.br/receita/177534-arroz-de-couve-flor.html
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