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6 horas atrás

Endocrinologia em dia

Alimentos gordurosos liberados?
Depende se eles contêm nossas gorduras do bem!

Salmão, sardinha e atum são peixes ricos em ômega 3, tão importantes para a saúde do coração que a Sociedade Americana do Coração indica o consumo de 2 porções de peixes ditos “oleosos” 2 vezes na semana.

Abacate: O abacate traz muitos benefícios à saúde, pois contém boa quantidade de vitaminas A, E e C além de ácido fólico. A presença de vitamina A e E o torna um poderoso antioxidante, e pode ser consumido, em pequenas quantidades, por pessoas com problemas cardiovasculares. A ideia é consumir cerca de 2 a 3 colheres de sopa, se você está em dieta de perda de peso.

Amêndoas e castanhas: são fonte de vitamina E - e consumidas em pequenas porções, uma vez ao dia, além de ajudarem a saciedade, vão ajudar a ativar a memória.

Azeite: o azeite de oliva traz inúmeros benefícios à saúde. É capaz de reduzir em 30% o risco de doenças cardiovasculares, pois diminui o mau colesterol – LDL – e aumenta o bom colesterol - HDL. Também é rico em vitamina E, que é oxidante, e vitamina K, vitamina que ajuda o nosso corpo a produzir os fatores de coagulação.
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1 dia atrás

Endocrinologia em dia

A importância dos músculos na sua saúde

Hoje em dia quando falamos em controle do peso também precisamos pensar na composição do corpo. O peso ideal para uma pessoa é aquele peso em que a pessoa não apresenta limitações para sua qualidade de vida. Deve ser considerado analisando diversos aspectos: o próprio peso na balança, a composição corporal com quantidade de gordura e massa muscular, os exames de sangue, a capacidade de mobilidade articular (se há restrições de movimentação com o peso), se o peso altera a qualidade de sono ou gera doenças como diabetes e pressão alta. Nesse sentido, a ideia de perder percentual de gordura corporal (e manter ou ganhar músculos) vai ajudar quando falamos em saúde. Vamos conferir os benefícios dos músculos?

1 - ) O primeiro deles é o ciclo vicioso gordura gera gordura. Quando mais gordura, menos músculo. E se temos menos músculo, menor a taxa metabólica basal e com isso maiores são as chances de acumularmos calorias, mesmo comendo pouco. É o chamado “metabolismo lento”. Com o ganho de massa muscular conseguimos quebrar este ciclo vicioso.

2 - ) Gordura de mais... ossos de menos... Até um tempo atrás pensava-se que quanto mais pesada a pessoa, melhores seriam seus ossos. Hoje sabe-se que quanto mais gordura corporal uma pessoa tem, seus ossos podem ser prejudicados devido ao mau uso de vitamina D no organismo, e de forma inversa, quanto menos gordura, melhor aproveitamos a nossa vitamina D.

3 - ) À medida que envelhecemos, tendemos naturalmente a perder tecido muscular e a acumular tecido gorduroso. A partir dos 20 anos, a perda é de cerca de 2% da taxa metabólica por década, devido à perda muscular. Ter uma composição corporal já com mais gordura aos 20/30 anos, coloca você em grande desvantagem para o envelhecimento saudável. Ter mais músculo previne quedas e deixa articulações mais fortes.

4 - ) Quanto menor sua quantidade de músculo, maior o risco de desenvolver Diabetes tipo 2, por exemplo, ainda mais se ao longo dos anos a pessoa vai ganhando peso progressivamente. Os músculos são grandes responsáveis por manter o equilíbrio da glicose sem necessitar de insulina.
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