Para cada idade, temos vários exames preventivos que precisam ser realizados, assim evitamos o aparecimento de doenças. Este mês, em que lembramos a prevenção do câncer de mama, vamos aproveitar para falar um pouco da saúde da mulher em cada etapa da vida: adolescência, idade adulta, menopausa e pós menopausa. Nos acompanhe nesta série!
Depois da adolescência, os cuidados com a saúde da mulher devem ser reforçados.
Na vida adulta geralmente a mulher já tem vida sexual, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é um dos pontos chaves desta época da vida. Cuidados para evitar HIV e hepatites são fundamentais, mas também incluímos sífilis, trichomonas e herpes genital, que são transmitidas pelo ato sexual. A consulta regular com o ginecologista, a coleta do papanicolaou e os exames de rotina – ultrassom de mamas, transvaginal ou pélvico via abdominal são armas para controle.
Além disso é perto dos 30 anos que a mulher tem seu pico de massa óssea, portanto uma alimentação com a quantidade correta de cálcio – 3 porções de leite e derivados por dia – controle dos níveis de vitamina D no sangue e exercícios com impacto são os pilares da construção de uma boa massa óssea. E osso forte é osso com menor risco de osteoporose no futuro.
O controle do peso, é fundamental nesta etapa da vida. Risco de diabetes, pressão alta e alterações de colesterol estão intimamente ligados ao ganho de peso. A dica aqui é uma rotina saudável: a prevenção de doenças no futuro depende da saúde do presente!