vitaminasÉ muito comum ouvir que após tomar alguns tipos de vitaminas, as pessoas ganham peso. Mas, até que ponto isto é verdade ou mito?

As vitaminas do complexo B são frequentemente conhecidas como estimuladoras de apetite. Isto acontece porque em muitos casos de anemia em crianças era, e ainda é muito comum, a depender do tipo de anemia, a prescrição de vitaminas do complexo B para o tratamento. A função das vitaminas do complexo B é bastante ampla, pois a maioria dos suplementos inclui B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina) B3 (Niacina) B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico) e B12 (Cianocobalamina).

As B1 e B2 estão associadas com o bom funcionamento de músculos, nervos e coração. B3 regula o sistema nervoso e o sistema digestório. B5 e B12 são importantes para o crescimento e desenvolvimento normais, B6 auxilia o sistema imune, B7 está envolvida na produção hormonal e B9 auxilia e mantém a boa formação do DNA. Apesar de em diversos locais, como sites de internet e mesmo algumas fontes médicas associarem o uso do complexo B com o aumento de apetite, quando procuramos estudos clínicos maiores, observamos que esta associação não é bem estabelecida. O que se sabe é que mesmo que o complexo B esteja associado ao aumento de apetite em algumas pessoas, o peso, vem de fato, da quantidade de calorias ingeridas. Então, mesmo que a pessoa esteja tomando o complexo B para corrigir algum distúrbio, se ela mantiver sua ingesta calórica normal não irá ganhar peso.

O raciocínio é o mesmo para os polivitamínicos e para os suplementos a base de ferro. A confusão existe porque como as vitaminas são amplamente usadas para tratar anemia, e antigamente também se orientava em muitos casos que as pessoas aumentassem a ingesta calórica para tentar ajudar no tratamento, as pessoas acabavam ganhando peso, e o mito então nasceu.
Uma evidência interessante nos últimos anos e que tem sido amplamente estudada é a associação de reposição de vitamina D com a perda de peso. Estudos tem mostrado que a maioria das pessoas com obesidade ou sobrepeso tem baixos níveis de vitamina D no sangue. Ainda não está claro se a obesidade causa redução de vitamina D ou se a redução de vitamina D pode contribuir para o ganho de peso, mas pequenos estudos tem demonstrado que a reposição de vitamina D nos pacientes que já estão em dieta poderia ajudar a perda de peso mais rápida. Boa notícia!

Para mais acesse:http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/929.html

Leave a Reply

× WhatsApp