vitaminasSemana Vitaminada no Endocrinologia em dia

Mais fortes, mais rápidos, sem cansaço, livres de doenças… quem não quer? Mas com a moda dos alimentos funcionais, dos superalimentos e dos suplementos, muito do que é fato e do que é mito acaba se misturando. E a semana vitaminada do Endocrinologia em dia vai levar a você o que temos de comprovado cientificamente sobre nossas vitaminas. Vamos la?

Vitaminas são componentes químicos presentes nos alimentos e que vão participar de processos essenciais dentro do nosso organismo. O nosso corpo não consegue fabricar as vitaminas, com exceção da Vitamina D –explicaremos melhor isso esta semana. Como não fabricamos nossas próprias vitaminas, elas devem vir dos alimentos ou de suplementos alimentares.

Vamos começar falando das escolhas alimentares e dos suplementos multivitamínicos, que é um assunto controverso. Sabemos que o melhor e mais saudável jeito de adquirir vitaminas é através da alimentação balanceada, e que o uso do multivitamínico não é um substituto para uma vida com falhas alimentares graves. Porém, o que muitos estudos tem demonstrado é que algumas dietas balanceadas e completas em muitos países são pobres em muitos nutrientes. Um caso antigo já conhecido é a deficiência de selênio em algumas regiões da China, por exemplo. Existem mapas mundiais demonstrando falta de vitamina A na dieta de muitos países, inclusive aqui no Brasil. 

Baseado nisso, muitos especialistas defendes o uso de multivitamínicos em alguns períodos do ano mesmo em quem faz uma alimentação equilibrada. Para saber se você pode fazer uso e qual o melhor suplemento de vitaminas para você, converse com seu médico. Antes das vitaminas, a informação é o melhor remédio!

Referência: (http://bit.ly/1EBz5Md) 
#EndocrinologiaEmDia #SemanaVitaminada#Vitaminas #Saúde

Leave a Reply

WhatsApp