colagenoAqui vai um post que divide especialistas. Nós, do Endocrinologia em dia fomos buscar evidências médicas bem recentes para ajudar a resolver esta dúvida.

O colágeno é uma proteína de estrutura do nosso organismo, responsável por manter as células organizadas, como um cimento. Os alimentos ricos em proteínas, como frango, carnes magras e peixes, são naturalmente ricos em colágeno.

Nos últimos anos tem se usado o colágeno na forma de colágeno hidrolisado na tentativa de se aumentar a quantidade da sua ingestão e assim melhorar articulações, pele e unhas por exemplo.

O que se sabe é que, ao ser ingerido, o colágeno hidrolisado não é 100% absorvido pelo organismo. Os benefícios em pele estão sendo estudados e apresentam bons resultados nas mulheres acima dos 25 anos. Um estudo bem recente da revista médica Skin Pharmacology and Physiology cita melhora na elasticidade e na firmeza da pele. Já as evidências sobre as articulações também são bastante promissoras com relação seu uso.

Um ponto importante é que, antes de pensar em iniciar uma suplementação, vale uma conversa boa com seu médico. Sabemos até o presente momento, que uma alimentação equilibrada fornece todo o colágeno que precisamos na maior parte dos casos, e que a suplementação é necessária por períodos pré-definidos e com quantidade determinada. Pense nisso!

(Referência: Skin Pharmacol Physiol. 2014;27(1):47-55. doi: 10.1159/000351376. Epub 2013 Aug 14. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study.
Curr Med Res Opin. 2006 Nov;22(11):2221-32. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literature)

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